sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pêlo cerdoso ( A Origem)


A origem dos meus cães de pêlo cerdoso parte de duas fêmeas, Lassie de Arronches e desta fêmea na foto ao lado, já falecida, filha dos famosos Nu e Nota de Veiros, com o nome de Toalha de Veiros,
adquirida já com alguma idade por intremédio do SR. Antonio Rogado.
Foi-me aconselhada devido ao seu porte genético já manifestado em algumas ninhadas existentes como podemos observar num dos filhos, propriedade do canil Montoito com o nome de CH. Astral do Degebe.
Com mais alguns filhos extraordinários espalhados por Portugal e Espanha estando um deles a ser muito utilizado por criadores no norte do país com o nome
de Cubano criado por mim. Esta fêmea destacava-se muito na caça devido à sua maneira de caçar bastanto calma e individualista podendo caçar vários dias seguidos sem parar e transmitindo isso a muitos dos seus filhos.


Como reprodutores foram usados vários exemplares que passo a citar, CH. Hábil, CH. Chapéu de Veiros, Josias, CH. Artur, este ultimo na foto ao lado, muito usado por mim por ser um cão que transmitia muito bem à sua decendência os valores que eu pretendia, esteve ainda em minha posse e desde já aproveito para agradecer a sua proprietária D. Antonieta que sempre se disponiblizou para me ajudar, assim como não posso deixar de mencionar dois senhores que têm feito muito pelo podengo médio e não só, os Srs, Dr.Vitor Veiga e Sr. Henrique. Estes exemplares que mencionei, foram a origem dos meus reprodutores que utilizo  neste momento.